Zona de conforto e inovação digital

Inovação digital e a dor da mudança.

Está a décadas na mídia e já é de conhecimento popular: tecnologia e negócios, desde a segunda revoluáo industrial e em especial depois do nascimento da indústria da inovação, são inseparáveis. Mas nem todo mundo reflete o suficiente para entender o porquê dessa importância e porque, ao mesmo tempo, é tão dificil inovar e utilizar novas tecnologias para alavancar empreendimentos. Estas são duas respostas tão fáceis quanto extensas. Vou tentar ser sucinto.

De onde vêm essa importância em uma palavra: competitividade. Isso pode tanto significar se manter a frente da concorência, quanto encurtar a distância em relação ao líder de mercado. Em ambos os casos significa ser diferente, ter identidade própria, não ser mais um. Em alguns casos, estar presente em alguns mercados que seu concorrente não está, simplesmente por ser capaz de explorá-lo e seu concorrente não.

Porque é tão dificil construir esses diferenciais competitivos? Porque mudar sempre dói. E não existe exolução sem mudança. E é isso que ocorrem em todos os níveis: o indivíduo não quer mudança porque é assustador, a organização não quer mudança poque representa mais despesa, a diretoria não quer mudança porque "em time que está ganhando não se mexe". Eu entendo as razões, mas elas esmaecem quando considerado o contexto geral.

Mesmo que assuste, sem mudanca as pessoas se acomodam no cotidiano. Pode levar mais ou menos tempo, mas depois de fazer exatamenre a mesma coisa por décadas sem nenhuma mudanca, nos tornamos nada mais que uma das pecas da mobilia. O ser humano precisa de desafios e propósito, senão nunca conseguimos desenvolver nosso completo potencial. Sim, é assustador, mas a alternativa é deixar a alma secar em um trabalho repetitivo que vai perdendo o significado com o passar dos anos.

Mesmo que represente despesa, o investimento em inovação é uma declaração de comprometimento como futuro da empresa. Ele demonstra claramente que a empresa esta buscando o bem estar de seu cliente, de seu funcionário e a evolução do mercado onde esta inserida. Demonstra ainda para investidores e colaboradores que está buscando ativamente um espaço de estabilidade, onde possa se tornar perene e importante. Inovação bem feita sobe a barra para que o mercado todo evolua e entrega um diferencial que seu cliente reconhece e valoriza. Cultiva ainda o orgulho e fidelidade de seu colaborador e investidor.

Quanto ao time, ele vai continuar ganhando: até comecar a perder. Quando ele ainda está ganhando é o momento mais saudável para a inovação acontecer: sem urgência, sem sobressaltos, sem desespero. Se voce não fizer, em algum momento, algum de seus concorrentes vai investir em inovação e o resultado será que a barra de competitividade vai subir. E talvez seja tarde para você tentar pular. Casos como esse sao vastamente conhecidos com empresas como a IBM, Kodak, Orkut, e tantos outros, novos e antigos.

Por outro lado, se você for o primeiro a enfrentar o desconforto da mudança, assim que superada essa dor se tornará uma barreira para seu concorrente, que ainda terá que enfrentá-la, mas em condições de desvantagem. Possivelmente com urgência, sobressaltos e mesmo, desespero.

Em algum momento, cada um de nós precisa levantar da cadeira e dedicar os recursos a entender o novo que constantemente muda o mundo a nossa volta. De minha parte, prefiro fazer isso no tempo que eu escolher e nos meus termos. Melhor isso que ser obrigado a fazê-lo quando não tenho mais escolha e nos termos que esse novo contexto me impuser.

E você?

Jim Bruno Goldberg
Jim Bruno Goldberg - CEO
Nekutima